segunda-feira, 27 de abril de 2009

Are Baba!!!

Olá!

Ganhei um livro de meu irmão, Carlos, já faz algum tempo (acho que foi em 2005), é de comida vegetariana: "108 delicias da culinária vegetariana mundial" e o autor é um dos mais celebrados especialistas em culinária vegetariana da atualidade. Ele tem uma série na televisão "cozinhando com Kurma", eu nunca vi mas tem sim, pelo menos é o que diz aqui na contracapa do livro, rs. Olha eu já fiz algumas receitas daqui, e fica uma delicia mesmo. Vou colocar a receita de "Samosa de couve-flor e ervilha". Pode ser servida com chutney de abacaxi, e foi o que servi da última vez que fiz esse pastelzinho, que agora, está tão em moda por conta da novela. Que me perdoe a Cibele, que me pediu molhos pra acompanhar salmão e comidinhas fáceis de se fazer....rs, essa é bico! Ai vai....



Samosa de couve-flor e ervilha


recheio:

. 2 colheres de sopa (40 ml) de gui ou óleo

. 1 colher de sopa (20 ml) de sementes de cominho

. 2 colheres de sopa (10 ml) de gengibre fresco moído

. 2 ou 3 pimentas malaguetas verdes, sem sementes e moídas

. 3/4 colher de chá (3 ml) de assafétida em pó

. 1 couve-flor pequena (aproximadamente 40g) sem o centro, cortada em cubos, cozida no vapor até ficar macia

. 1 1/3 xícara (335 ml) de ervilhas, cozidas no vapor

. 1/2 colher de chá (2 ml) de cúrcuma (açafrão da terra ou da índia)

. 1/4 colher de chá (1 ml) de canela em pó

. 1 1/2 colher de chá (7 ml) de sal

. 1 colher de sopa (20 ml) de folhas de coentro ou salsa picados

. 1/2 colher de chá (2 ml) de suco de limão

. Ghi ou óleo para fritura


Massa:

. 1 1/3 (435 ml) de farinha de trigo

. 3/4 colher de chá (3 ml) de sal

. 4 colheres de sopa (80 ml) manteiga derretida ou ghi

. entre 1/2 e 3/4 xícara (125 - 185 ml) de água morna


Para fazer o recheio:

Aqueça  2 colheres de sopa (40 ml) de ghi ou óleo em frigideira grande, em fogo médio. Refogue as sementes de cominho em óleo quente até dourarem. Adicione o gengibre fresco moído e as pimentas e mexa por 1 minuto. Adicione a  assafétida e mexa um pouco; então coloque a couve-flor e as ervilhas. Coloque a cúrcuma, a canela e o sal.

Abaixe o fogo, misture todos os ingredientes e cubra parcialmente. Cozinhe , mexendo ocasionalmente, por aproximadamente 5 minutos ou até os vegetais ficarem macios e completamente secos. Adicione as folhas frescas de coentro ou salsa e o suco de limão. Retire do fogo e amasse os vegetais. Deixe a mistura esfriar na temperatura ambiente. Divida o recheio em 20 porções iguais.

Para fazer a massa:

Misture a farinha de trigo e o sal em uma tigela larga. Adicione a manteiga derretida ou ghi e amasse com as pontas dos dedos até que fique com consistência de farofa.

Faça um buraco no meio da mistura, adicione quase toda a água, mexa rapidamente e forme uma bola. Se a massa estiver muito seca, adicione água morna para formar uma massa suave.
Sove a massa em superfície macia por 8 a 10 minutos até ficar elástica e macia. Cubra com pano até o recheio esfriar.

Para montar as samossas:

Faça um rolo de até 25 cm de comprimento com a massa e corte em 10 pedaços iguais. Cubra com um pano úmido.

Pegue um pedaço da massa faça uma bolinha e achate. Unte levemente com óleo a superfície de trabalho. Com um rolo de massa, estique as bolinhas achatadas em discos de aproximadamente 16,5 cm de diâmetro. Corte o disco com uma faca.

Mergulhe os dedos numa tigela com água e umedeça a borda de um dos semicírculos  de massa. Pegue o semicírculo e dobre-o na metade, formando um cone. Gentil, mas firmemente, aperte as bordas umedecidas juntas, dobrando-as para garantir que fiquem seladas.

Cuidadosamente coloque uma colherada do recheio vegetal no cone, deixando 0,5 cm de margem no topo. Mergulhe o dedo na tigela de água e umedeça a parte interna do cone. Pressione firmemente as bordas umedecidas, selando completamente o recheio dentro da massa triangular. A borda superior pode ser deixada lisa, ondulada com um garfo ou franzida com seus dedos. Coloque a samosa em uma bandeja e termine de abrir, rechear e formar todas.

Coloque ghi ou óleo ao nível de 7cm em wok ou frigideira, em fogo médio. Quando a temperatura estiver boa para fritar, coloque de 8 a 10 samosas e frite vagarosamente por aproximadamente 10 minutos ou até ficarem flocosas e douradas. Retire com um escumadeira e escorra em papel toalha. Sirva quente ou a temperatura ambiente.

Considerações finais:

Bem, parece que dá um trabalhão danado mas não é assim tão difícil não, e depois, vale a pena fazer porque fica tão bom..... olha, tem pessoas que não gostam de frituras então fazem assadas mas, fica melhor frita, que é a maneira correta da receita.  Espero que gostem. Tenho um casal de amigos, Flávio e sua mulher Eliana, que comeram e adoraram e falam sempre desse pastelzinho... Are Baba!!! Atchá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário