sábado, 18 de abril de 2009

fogão a lenha











Hummmmm nada como uma comidinha num fogão a lenha..... feita devagar, com cuidados e temperos que vão se soltando lentamente num aroma único e peculiar. A comida fica com outro gosto mesmo, não tem jeito, é muito mais saborosa. Pois as vezes me dá uma vontade de fazer comida nele, e é um tal de fazer pegar fogo e olha, dá trabalho mas compensa depois, porque fica tão bom tudo, que realmente vale a pena.

Tirei umas fotos desse fogão que temos aqui em casa (um privilégio de poucos) e do forninho de pizzas juntamente com a churrasqueira que vocês vão ver que o que digo não é mentira não viu? Qualquer dia farei um passo a passo nesse fogão com uma receita só minha certo? Quer dizer, as receitas acabam por se tornar uma colcha de retalhos e sabe só Deus onde iremos parar com nossa criatividade e inspirações né? As vezes da tudo certo, tudo combina e acertamos de pronto, outras vezes..... uma lástima, mas a gente não deixa de tentar, só quem gosta mesmo de cozinhar é que sabe do que falo. Eu adoro cozinhar para os amigos e pra todos aqui de casa, e não tenho usado tanto o fogão quanto gostaria, mas as vezes dá certo e aí ninguém me segura. Enfim, deixo pra postar nova receita ainda esta semana, depois deste feriado, vamos retornando aos nossos afazeres e projetos... Beijos e abraços a todos.








quinta-feira, 16 de abril de 2009

coisa antiga

Essa coisa de blog pega mesmo.... eu falei que iria postar mais receitas só depois que elaborasse bem o visual, etc, etc, mas qual o quê, to eu aqui pensando que poderia colocar uma receita de peixe (sugestão de uma amiga) e depois, ir variando os menus conforme as sugestões dos amigos ou se me der vontade de fazer algum prato diferente, sei lá. São tantas as receitas que tenho que as vezes me perco entre os inúmeros papeis e revistas antigas (algumas de 1996) da época que comecei essa coisa de juntar receitas, prática já muito difundida em minha família através de tias e avós, ou seja, isso também pega viu? Bom, mas vamos deixar de lado as divagações e por a mão na massa ou, no caso, peixe. Um abraço fraternal a todos!


Atum ao shoyo, saquê e jiló

ingredientes


. 4 postas de atum branco de 150g

. 200 ml de saquê

. 4 jilós cortados em lâminas bem finas

. pimenta dedo-de-moça à gosto

. sal e pimenta do reino à gosto

. folhas verdes (alface, agrião, rúcula)


molho


Misture bem 50 ml de shoyo, 180 ml de azeite extra virgem e uma colher de sopa de suco de gengibre cru


preparo


Deixe as postas de atum marinar por três horas na mistura feita com as pimentas cortadas em fatias fininhas, o saquê, o sal a pimenta do reino moída. Depois grelhe as postas.

Frite o jiló (passado numa farinha de trigo com sal) e reserve.

Para montar o prato, coloque uma posta de atum sobre uma porção de folhas verdes, junte o jiló e regue com o molho.

Gente, fica divino, podem fazer sem medo tá? Essa receita, se não me engano, é do chef Alex Atala, um mago na cozinha! Sou fã de carteirinha.




quarta-feira, 15 de abril de 2009

Salada de Pepino com Iogurte

2 pepinos médios
250 ml de iogurte
1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de curry
2 colheres de chá de suco de limão
1 colher de chá de pimenta-do-reino
1 colher de chá de sal

Numa panela sem gordura, doure o cominho e o triture. Descasque (se quiser) e corte o pepino. Junte todos os ingredientes numa travessa, misture bem e sirva frio.

· Coma devagar e em harmonia com o ambiente. No mais, respire fundo e acredite na vida.

a primeira vez

Olá pessoal!

Então, já estou ensaiando pra começar meu blog já há algum tempo, e hoje, resolvi arregaçar as mangas e começar pra valer. Na verdade o que me deu forças pra começar isso, foi a arrumação de gavetas que estava também adiando há tempos, sabe como? Achei uma quantidade infinda de receitas que mesmo se quisesse não poderia fazê-las todas durante os meus próximos 20 anos (exageros a parte), foi então que surgiu a ideia de colocá-las na rede e compartilha-las com vocês (espero que tenha publico pra isso, rs) pois quem é que não gosta de umas receitinhas novas e diferentes pra fazer bonitinho pra um namorado (a) um amigo (a) enfim pra família toda né?


Então foi dada a largada e espero que gostem.

Beijos pra todos!

Cris