quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia 13 de maio - 121 anos da Abolição da Escravatura

Feijão fradinho, de molho 24 h
já sem as peles
pão amanhecido com leite de coco
Vatapá...
camarões fritos no azeite de dendê
a massa....
os bolinhos

Ele, prontinho....

Olha só a coincidência! Ontem resolvi que iria fazer acarajés, pois estava aguada de vontade. Por morar aqui no interior e não ter ninguém que faça e por eu ter morado 3 anos na Bahia, mais precisamente em Santo Amararo da Purificação, (terra de Caetano, Bethania, D.Canô, e outros filhos ilustres), por tudo isso e por eu ter aprendido a fazer os acarajés com a Dona Nenê, foi que eu resolvi fazê-los, mesmo dando um trabalho danado. E a coincidência fica por conta do dia que é hoje, justo hoje, resolvi fazer acarajé. É "comida de santo"! Em Santo Amaro deve estar uma festança só, pois eles comemoram com toda a pompa. Mas, voltando pro meu acarajé, depois de pronto e devidamente degustado é que eu decidi que não iria fazê-los outra vez, nem pra ganhar troféu! Caraca!!! Como dá trabalho!!! Dai o povo reclama de pagar 5 paus por um bolinho daqueles.... eu pago até 20!!!! Dá trabalho mesmo, a começar pela via sacra que fiz atrás de camarões secos. Não achava nem pra remédio, bom, mas encontrei numa cidade 30 km daqui, e o danado tem um cheirinho..... enfim, vamos lá, depois, foi deixar o feijão de molho. Ficou 24 horas. Primeiro quebra-se um pouco, porque dai fica mais fácil de soltar a pele. No dia seguinte lavei os feijões, e fui tirando as peles, olha eu lavei umas 30 vezes e depois fiquei catando os olhinhos e as peles que ficaram. Dona Nenê se gabava do acarajé dela por ser branquinho, não ter nenhum pontinho preto, pois eu também deixei assim. Como tinha que fazer o acompanhamento, que é o vatapá, eu coloquei os pães de molho no leite de coco. Triturei as cebolas, tomates, os camarões já demolhados, os amendoins, as castanhas de caju, um pedacinho de gengibre e por fim o coentro. Tudo muito bem batido no robô. Coloquei a azeite de dendê na panela e deixei esquentar um pouco e joguei a mistura batida. Deixei refogando e fui bater os pães no liquidificador. Quando estava bem sequinha a mistura, joguei o leite batido com pão e fui mexendo, ajustei a "cor" colocando mais azeite de dendê. Quando soltou da panela eu desliguei e reservei. Voltei pro acarajé, e foi a vez do feijão. Tive que bater no liquidificador, pois não tenho a máquina de moer "carne" que Dona Nenê adaptou pra moer os feijões, já sai um creme, quase sem trabalho algum pois a máquina dela era movida a eletricidade. Eu, tive que bater aos poucos no liquidificador (que quase queimei, mas bati) e deu certo. Demorou, mas deu certo. Coloquei a massa numa bacia e fui mexendo com uma colher de pau. Tem que bater até a massa ficar bem branquinha. Fica linda. Coloquei o azeite de dendê numa panela pra fritar os bolinhos e misturei um pouco de óleo de soja, pois aqui temos aquelas garrafinhas pequeninas de azeite, nada comparado aquelas da Bahia, são garrafas de 1 litro e bem em conta. Enfim, não pode deixar o óleo ficar muito quente, e os bolinhos, vamos fazendo com a colher de pau e uma colher grande de arroz, sabe? Coloca o bolinho cuidando pra não espirrar óleo na colher e manchar a massa pois desanda, dai é esperar ficar douradinho e só então virar o dito cujo. Não demora muito mas também não é muito rápido, é bem lentamente. Deixe escorrer o óleo e monta-se os bolinhos colocando o vatapá, camarões que fritei com azeite de dendê, o vinagrete, feito com cebolas, tomates verdes, coentros, tudo bem picadinho, vinagre e sal. A pimenta é ao gosto do freguês, eu por exemplo gosto bem picante, fica delicioso. Ai, ai, quanto comi.... mas passou a vontade.... não posso mais nem ver o tal acarajé na minha frente, rs. Bjos em todos.
Axé Baba!!!

2 comentários:

  1. Oi Cris,
    Que maravilhoso!
    Adoro acarajé.
    Já comi na Bahia é uma delícia. Tenho muita saudade porque aqui no Japão é impossível fazer, já que não temos o feijão fradinho.
    Deu água na boca.
    beijos,
    elisa

    ResponderExcluir
  2. oi cris, q legal seu blog
    abraço

    vc nem se lembra mais de mim...
    hehehehe

    parabéns

    Victor Angelo Braga Miccoli

    ResponderExcluir