quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pra dias ensolarados....

Geeeente... achei uma receita da Rita Lobo, do ano de 2000, que é pra comer nos dias de altas temperaturas. É uma massa, mas tão refrescante, que o molho sequer vai ao fogo. Façam e depois me digam se não valeu a pena. Vou também colocar uma receita de bacalhau na moranga, maravilhoso que só!Gostaria também de me desculpar pela ausencia, mas fiquei sem computador e depois bom, depois foi um corre corre danado.... espero que entendam e aproveitem as novas receitas. Beijos pra todos!


Espaguete ao molho de limão

ingredientes:
. 500 g de espaguete
. 1 1/2 xícaras de azeite de oliva
. 1 xícara de parmesão de boa qualidade e ralado na hora
. 1/2 xícara de suco de limão
. 1 xícara de folhas de magericão picadas com as mãos (coloque mais se quiser)
. raspas de dois limões (sem raspar a parte branca)
. sal a gosto
. pimenta do reino a gosto

modo de fazer:

Cozinhe o espaguete em água salgada, como do mar, conforme o tempo determinado na embalagem. Enquanto o espaguete ainda está sendo cozido, bata o azeite com o suco de limão. Misture o parmesão até que fique uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta do reino. Verifique o sabor e ajuste o tempero. Se quiser, adicione um pouco mais de suco de limão. Quando estiver cozido, escorra a água e volte o macarrão para a panela. Misture bem o molho no espaguete, polvilhe com as folhas de manjericão e a raspinha de limão. Sirva imediatamente.


Bacalhau na moranga


ingredientes:
. 300g de bacalhau
. 2 colheres de sopa de cebola picada
. 1 dente de alho picado
. 2 tomates sem pele e sem semente picados
. 3 colheres de sopa de molho de ostra (encontrado em lojas de produtos orientais)
. meia xícara de leite de coco
. meia xícara de creme de leite
. 2 colheres de sopa cheias de Catupiry
. 1 pitada de noz moscada
. 1 pitada de pimenta do reino
. salsa fresca picada a gosto
. 1 moranga pequena
. sal a gosto
. 1 colher de sopa de manteiga
. 2 folhas de louro
. 1 colher de chá de manjerona

modo de fazer:

Tire a tampa da abóbora e reserve. Limpe a abóbora retirando as sementes, deixando só a polpa. Cozinhe em água com o louro, a manjerona e sal a gosto até que não encontre resistência com o garfo. Reserve. Refogue o bacalhau desfiado no azeite com a cebola, o alho e o tomate. Acrescente o molho de ostra, o creme de leite, o leite de coco, o Catupiry, a noz moscada e a pimenta. Cozinhe lentamente sem deixar ferver. Acerte o sal e ponha a salsa. Passe manteiga por dentro da moranga, coloque o bacalhau refogado, tampe e leve ao forno pré-aquecido por uns 40 minutos.
Sirva com arroz branco.

2 comentários:

  1. Oi Cris,
    Que receita legal.
    Aqui no japão só encontro bacalhau fresco. É branco, menos salgado. Enfim, é frenco, não é duro como o seco. Será que dá certo?
    beijos,
    elisa

    ResponderExcluir
  2. Oi Elisa
    Olha não sei não se fica bom, mas já experimentou salgar o bacalhau, pelo menos um pedacinho, e depois vc faz como manda a receita... Sei lá, vai que dá certo né? rs...
    Bjos

    ResponderExcluir