quinta-feira, 16 de abril de 2009

coisa antiga

Essa coisa de blog pega mesmo.... eu falei que iria postar mais receitas só depois que elaborasse bem o visual, etc, etc, mas qual o quê, to eu aqui pensando que poderia colocar uma receita de peixe (sugestão de uma amiga) e depois, ir variando os menus conforme as sugestões dos amigos ou se me der vontade de fazer algum prato diferente, sei lá. São tantas as receitas que tenho que as vezes me perco entre os inúmeros papeis e revistas antigas (algumas de 1996) da época que comecei essa coisa de juntar receitas, prática já muito difundida em minha família através de tias e avós, ou seja, isso também pega viu? Bom, mas vamos deixar de lado as divagações e por a mão na massa ou, no caso, peixe. Um abraço fraternal a todos!


Atum ao shoyo, saquê e jiló

ingredientes


. 4 postas de atum branco de 150g

. 200 ml de saquê

. 4 jilós cortados em lâminas bem finas

. pimenta dedo-de-moça à gosto

. sal e pimenta do reino à gosto

. folhas verdes (alface, agrião, rúcula)


molho


Misture bem 50 ml de shoyo, 180 ml de azeite extra virgem e uma colher de sopa de suco de gengibre cru


preparo


Deixe as postas de atum marinar por três horas na mistura feita com as pimentas cortadas em fatias fininhas, o saquê, o sal a pimenta do reino moída. Depois grelhe as postas.

Frite o jiló (passado numa farinha de trigo com sal) e reserve.

Para montar o prato, coloque uma posta de atum sobre uma porção de folhas verdes, junte o jiló e regue com o molho.

Gente, fica divino, podem fazer sem medo tá? Essa receita, se não me engano, é do chef Alex Atala, um mago na cozinha! Sou fã de carteirinha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário